Quando se pensa em microprocessadores logo se pensa na Intel, mas apesar de ser referência quando o assunto são chipsets, a empresa vem investindo pesado em pesquisa e desenvolvimento dentro de outras áreas.
No ano de 2010, a Intel gastou cerca de US$ 6,6 bilhões em busca de soluções para automóveis, domicílios, saúde e espaços comerciais.
Combinando a infraestrutura e qualidade dos produtos Intel com outros tipos de tecnologia, um leque de possibilidades surgiu para transformar a vida de muita gente!
E é isso que vamos mostrar neste post! Continue lendo e veja o que a Intel reserva para o seu futuro!
E, claro, não esqueça de deixar seu comentário! Boa leitura.
NAO Humanoid Service Robots
Os NAO Robots possuem um processador Intel de última geração, o Intel Atom. O robô mede cerca de 58 cm e pesam cerca de 4,3 Kg, mesmo com esse tamanho reduzido e esse peso, esses "carinhas" são capazes de executar uma variedade imensa de ações e movimentos.
São robôs articulados, podendo realizar movimentos para sentar e pegar objetos e interagir com o ambiente, além de serem muito simpáticos.
A primeira versão destes tipos de robô foi desenvolvida pela Aldebaran Robotics, em 2008 e utilizava processadores AMD. A última versão (H-25) possui duas câmeras, dois altofalantes e quatro microfones, que o torna capaz de ler textos, independente do tipo: e-mail SMS, notícias, livros etc.
O NAO Robot ainda tem sensores de movimento, simula emoções e até volta para o local de recarga sozinho, quando necessita recarregar a bateria. Ele ainda possui uma conexão via WiFi, permitindo a integração com dispositivos em tempo real para envio e recebimento de dados.
Ficou interessado? Hoje em dia eles são vendidos pela bagatela de US$ 16 mil no site do fabricante. Quem assiste a novela "Morde & Assopra", da Rede Globo, já esá presenciando as ações do NAO Robot, na trama chamado de Zariguim e pertence a Ícaro, um apaixonado por tecnolgia.
Veja um vídeo de demonstração do Novo NAO Robot:
Qbo Service Robot
Qbo, o robô que está sempre alerta!
É sem dúvida mais modesto que o NAO, até na aparência, e seu objetivo é atuar na área de segurança. Esse robozinho que mais parece uma lixeira, lembra até o R2D2 de Star Wars, é capaz de reconhecer e acompanhar rostos e objetos em tempo real, detectar cores e analisar gestos! Assim como o NAO, ele também é equipado com um processador Intel Atom, um dos diferenciais é que ele se move com rodinhas e alcança uma velocidade até que razoável, comparado a outros robôs. Esse "mini-segurança" envia tudo o que captura para uma central de monitoramento, tudo em tempo real.
Veja um vídeo do funcionamento do Qbo Robot:
Experiência de Compra inovadora
Este projeto promete revolucionar as prateleiras dos supermercados! O projeto é realizado pela Intel e a Kraft Foods.
Os pontos de venda contarão com displays touchscreen equipados com processadores Intel Core i7 de segunda geração! Tudo isso para atrair os compradores e porporcioná-los uma experiência diferente na hora da compra. Nos displays, eles poderão acessar receitas, informações extras, sugestões de compra, cupons promocionais e até amostras de produtos, tudo na ponta do dedo! E ainda será possível se conectar e participar via smartphones.
E não termina por aí! Essa experiência ainda tem uma surpresa para os gerenciadores do marketing do estabelecimento: o sistema já vem com ferramentas de análise integradas, habilitadas para reconhecer o sexo e idade de quem interage no ambiente. Os dados ficam armazenados e podem ajudar a entender o comportamento do público em relação a cada tipo de produto, de acordo com a idade e sexo do cliente.
adiVERSE Virtual Footwear Wall
E dessa vez a parceria é com a ADIDAS. E também é voltado para o comércio, assim como o projeto anterior, e combina a tecnologia touchscreen com pontos de venda. A única diferença, e concordamos que é uma "senhora" diferença, é que a experiência é através de uma prateleira 100% digital.
O consumidor pode navegar pelo menu de produtos, encontrar detalhes sobre os itens e visualizar cada peça em diversos ângulos ou, até mesmo, personalizar o produto!
O adiVERSE Virtual Footwear Wall conta com um processador Intel Core i7, assim como o projeto anterior, mas há um imenso diferencial: as imagens trabalhadas são de alta qualidade, renderizadas em 3D. As tecnologias Intel AIM Suite e Intel vPro garantem a fidelidade gráfica do material digital apresentado.
Veja um vídeo do adiVERSE Virtual Footwear Wall na prática:
MayaFit Virtual Fitness Trainer
Finalmente chegamos na área da saúde. Depois de passarmos por inovações robóticas e na área do comércio, chegou a vez de falarmos dos investimentos da Intel para o nosso bem-estar!
Com uma estrutura semelhante a do Kinect, o MayaFit Virtual Fitness Trainer chega como alternativa para àqueles que preferem se exercitar em casa ou não têm possibilidade de frequentar uma academia, funcionando como um personal trainer virtual.
A princípio, ele pode ser visto como uma evolução do Wii Fit e da série Active, desenvolvida pela EA Sports. A diferença é que no MayaFit a pessoa faz os exercícios com pesos e acessórios reais para auxiliar no condicionamento físico, além do detector de movimentos. Pode ser interessante para o público que não é muito íntimo de consoles já que é uma estação completa: "tudo em um".
Veja abaixo o vídeo demonstrando o MayaFit Virtual Fitness Trainer:
Intelligent Home Energy Proof of Concept
Agora é hora de incrementar a sua casa! Quer dizer, quem sabe no futuro poderemos dizer desta maneira. Se depender deste projeto da Intel, sua casa terá uma Central de Comando, isso mesmo, é uma iniciativa sustentável desenvolvida em conjunto com a fornecedora Capgemini, e conta com um aparelho bem semelhante com um Tablet, que serve para centralizar tarefas e informações sobre uma residência.
O aparelho é capaz de monitorar, em detalhes, o uso de energia (geral e de cada objeto), controlar a temperatura e, por incrível que pareça, substituir sua geladeira! Quer dizer, pelo menos a porta dela vai deixar de ter imãs segurando "bilhetinhos", o aparelho é capaz de gravar e reproduzir mensagens em vídeo.
Veja o vídeo de apresentação do Intelligent Home Energy Proof of Concept:
Intel Wireless Display
A tecnologia HDMI chegou para revolucionar as conexões de áudio e vídeo, certo? ERRADO!
O que está revoluionando agora é a nova tecnologia da Intel: o Wireless Display. Esse projeto vem para suceder os cabos HDMI, que são usados para a conexão de alta qualidade de áudio e vídeo.
Com o Wireless Display é possível sincronizar a imagem e o som entre dispositivos dos mais diversos tamanhos e funções. Dessa maneira, você pode integrar seu notebook com a TV de uma forma bem mais prática! E lembrando que esse tipo de conexão só é possível graças a componentes embutidos nos processadores Intel "i" de segunda geração!
Veja o vídeo da demonstração da tecnolgia Intel Wireless Display:
É isso aí! Essas são as 7 tecnologias promovidas pela Intel que pode revolucionar nossas vidas nos próximos anos, destque para os robôs, as formas de comércio e a casa inteligente, que podem ser os projetos mais significativos e que podem fazer parte do nosso dia-a-dia!
Faça um comentário do que você acha sobre o assunto! Nós queremos saber sua opinião!