quinta-feira, 19 de maio de 2011

Por onde andam os atores de Star Wars?

Poucos sabem e muitos se perguntam por onde andam esses atores que entraram para a história do cinema mundial estrelando Star Wars!


A mais de 30 anos atrás chegou aos cinemas de todo o mundo o primeiro filme daquela que seria a mais famosa série de ficção científica da história. Chamando a atenção pelos recursos empregados nas filmagens das cenas.

Pessoas ainda se perguntam o por que do filme começar no seu quarto capítulo (Star Wars - Episódio IV - Um Novo Começo).

Mas o que aconteceu com os atores que fizeram parte dessa incrível história que foi apresentada ao mundo em 1977? É o que você vai ver na continuação deste post! Boa leitura.

Kenny Baker (R2D2)


Um anão de 1,11 metros de altura, Kenny Baker, um ex-palhaço de circo quando começou a estrelar a série, voltou às origens após a mesma, trabalhando como palhaço, DJ e co-apresentador.
Fez participações em filmes, como um elfo em "A Bela Adormecida" (1987), e uma comédia musical, os Minitons.
Baker foi manchete dos jornais em 2005 ao ser preso por dirigir sob ingestão de drogas ou álcool.

Harrison Ford (Han Solo)

Harrison Ford foi o prodígio da série Star Wars, emergindo como um protagonista internacional, e por que não dizer intergalático!
George Lucas escalou Harrison para "American Graffiti" primeiro, para depois dar a ele o papel de Han Solo na série Star Wars... mas foi seu papel como Indiana Jones que fixou seu status de ícone do cinema mundial.
Harrison também estrelou o icônico Jack Ryan dos romances de Tom Clancy e tentou a sorte, inclusive, fazendo comédias românticas. E alguns dizem que Harrison pode voltar a estrelar Indiana Jones nos próximos filmes da série, pena que seus dias de Han Solo já acabaram faz tempo.

Mark Hamill (Luke Skywalker)

Um exemplo de ator de um personagem só, foi assim com Mark Hamill. O personagem Luke Skywalker ficou marcado na sua carreira de ator, impossível de seguir sem ser vítima das lembranças do papel na série de sucesso Star Wars. Mark Hamill deixou de lado sua habilidade de manusear sabres de luz e passou a fazer parte dos palcos da Broadway.
Apesar das tentativas atuando, seu maior sucesso se revelou: a voz. Mark deu voz ao Coringa (Joker) nas animações "As Aventuras de Batman e Robin", na Fox, e um incontável número de personagens animados em shows e filmes.

Carrie Fisher (Princesa Leia)

Quem diria que a princesa mais destemida do universo teria uma vida "Pós-Star Wars" com tantos problemas. Fisher foi parar nas drogas, juntamente com um casa e descasa com o cantor Paul Simon.
A primeira tentativa de se livrar do título de "Princesa Leia" não teve sucesso, mas Fisher teve um memorável retorno interpretando a melhor amiga de Meg Ryan em "Harry & Sally - Feitos um para o outro". Mas sua virtude estava mesmo nos papéis, escreveu quatro romances de sucesso, um inclusive estando entre os mais vendidos do New York Times.

Alec Guinness (Obi-Wan Kenobi)

Alec Guinness foi o vencedor de um Oscar, mas "Star Wars" foi muito mais um fardo do que uma benção. Guinness já era um ator renomado com vários papéis de sucesso em seu currículo, mas ficou para sempre conhecido como Obi-Wan Kenobi. Ele considerava, os fãs da série, malucos e ignorava sua participação nos filmes.
Mas foi um dos poucos atores que reconheceu o possível sucesso comercial do filme e, desde o começo, negociou sua participação em percentual do faturamento bruto, o que lhe permitiu segurança financeira suficiente para abandonar a carreira de ator e escrever uma auto-biografia.
Guinness morreu em 2000, aos 86 anos, vítima de câncer no fígado mas, mesmo ele não querendo, será sempre lembrado como o Jedi Obi-Wan Kenobi!

Anthony Daniels (C-3PO)

Desde que foi escalado para usar a armadura dourada, Anthony Daniels nunca abandonou completamente seu passado em "Star Wars", e nem fazia questão. Daniels contribui para revistas e sites de ficção científica, tem uma coluna regular no "The Star Wars Insider", nominada "Nova e Melhorada Maravilhosa Coluna". Ele também tem interesse em jogos de ficção científica e publicou uma HQ pela Dark House, "The Protocol Offensive", que é uma remanescente de seu antigo personagem robótico. Daniels doou a roupa de andróide para a trilogia "Prequel", mas só fez a voz de C-3PO no "Episódio I - A Ameaça Fantasma".

Frank Oz (voz de Yoda)

Frank Oz: as mãos, a voz e o cérebro por trás de uns dos mais amados e peludos amigos da América. Ele deu voz a personagens como Miss Piggy, Fozzie the Bear, Cookie Monster, Grover e ganhou o respeito necessário para dar voz ao mais respeitado ser de todo o universo: Yoda. Seu sucesso no império dos bonecos ainda continua, embora ele também colecione créditos por ter sido diretor de alguns filmes, inclusive a versão de 2006 de "The Stepford Wives".
Oz não desapontou George Lucas quando foi incumbido de doar sua voz para Yoda, e ainda emprestou sua voz para o acrobata com sabre de luz que enfrentou o Conde Dooku.

Peter Cushing (Grand Moff Tarkin)

Depois do fim de Grand Moff Tarkin virar poeira junto com a Estrela da Morte, a vida do ator Peter Cushing tomou um rumo bem mais calmo. Ele aparecia esporadicamente em filmes e shows de televisão, completou duas auto-biografias e se relegou ao status de platéia em seu hobby favorito: observar pássaros.
Mas a tranquilidade da sua aposentadoria não o fez uma pessoa desconhecida, em 1989, foi eleito "Oficial do Império Britânico", reconhecimento dado devido a sua contribuição para o mundo da atuação.
Cushing morreu em 1994, aos 81 anos, de câncer na próstata.

Peter Mayhew (Chewbacca)

Interessante o suficiente para um personagem de 2,10 metros de altura cobertos com pelos de Iaque, Peter Mayhew abraçou o personagem de Chewbacca mesmo depois dos filmes terem terminado. Ele continuou a personificar o grandalhão peludo e amigável, inclusive uma ponta na premiação do MTV Movie Awards de 1997. Mayhew foi novamente filmado como Chewbacca para o "Episódio III", seu movimento estudado e aperfeiçoado do personagem fez dos figurantes e dublês a sua volta meros sub-wookies.
Inglês de nascimento, Mayhew, vive no Texas e se naturalizou americano em 2005 após fazer juramento à bandeira norte-americana. 

Billy Dee Williams (Lando)

Billy Dee Williams ascendeu ao sucesso por volta dos anos 70, e de longe, seu papel mais reconhecido foi o de participante da Aliança Rebelde, como Lando Calrissian. Ele foi o inesquecível vilão de Batman, Harvey Dent em 1989, mas infelizmente foi substituído por Tommy Lee Jones em "Batman Forever" no papel de alter ego de Dent, o Duas Caras.
Seu sucesso vem decrescendo desde sua fase de grande sucesso nos anos 70, mas em alguns momentos ele ressurge, fazendo bicos em sitcoms, como "Scrubs" e "That 70's Show".

David Prowse (Corpo de Darth Vader)

David Prowse representou o mais memorável personagem da trilogia "Star Wars", embora tenha recebido pouco crédito por isso. Um ex-campeão de fisiculturismo, Prowse nunca soube que sua voz seria dublada na edição final e guardou uma profunda mágoa por isso. Infelizmente sua saúde começou a falhar em 1990, quando seus problemas dormentes de artrite se intensificaram e acabaram por paralisar seus dois braços.
Agora Prowse é vice-presidente da "Physical Handicapped and Able-bodied Association". E apesar dos esforços, ele não foi convidado a se re-apresentar ao lado negro da força, interpretando Darth Vader, no Episódio III.

James Earl Jones (Voz de Darth Vader)

Para representar a ameaça de Darth Vader, George Lucas optou por uma voz treinada: James Earl Jones. Apesar de "Luke, eu sou seu pai" viver para sempre na mente dos fãs de "Star Wars" em todos os locais que Earl Jones soou, ela se tornou a mais distinta e procurada voz da mídia. Em adição à sua nominação para o Oscar em "A Grande Esperança Branca", Jones, como Harrison Ford, encontrou lugar nos filmes baseados nos livros de Tom Clancy. Sua voz também pode ser ouvida na CNN, Verizon e Mufasa no clássico filme da Disney "Rei Leão".
Já ganhou um Grammy, dois Emmys e dois prêmios Tony.

Fiquei surpreso com alguns atores, que não imaginava terem feito os outros trabalhos que fizeram, ou que rumo deram à sua carreira.
Mas em resposta à questão mais polêmica do post: SIM, O R2D2 ERA UM ANÃO! 

Comentem!

Comentários
2 Comentários

2 comentários:

É difícil participar de uma coisa tão grande dentro do cinema e não ser lembrado por ela, é o tipo de coisa que todos deveriam saber!
www.amorsemlimite.com.br

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...