segunda-feira, 13 de junho de 2011

Conheça o IPv6, o que te mantem conectado na Internet

Os endereços da internet estão acabando. Mas a adoção do protocolo IPv6 deve resolver esse problema. Continue lendo o post para saber mais sobre o IPv6 e o que você deve fazer para se adaptar a essa nova situação da internet mundial!


O que é o IPv6?
É a nova versão do protocolo de internet, o IP (Internet Protocol). Ela oferece um total de 340.282.366.920.938.463.463.374.607.431.768.211.456 endereços IP. Para se conectar à internet, cada dispositivo precisa ter um endereço IP. Do contrário, não conseguiria se comunicar com outras máquinas conectadas à web.

Por que foi necessário desenvolver o IPv6?
A partir da década de 90, a internet passou a ser acessada por mais pessoas, o que levou a um uso maior dos endereços IPv4. Como o número de endereços é limitado (no total, o IPv4 oferece 4.294.967.296 endereços), foi desenvolvida uma nova versão do protocolo IP que oferecesse mais endereços e suportasse o crescimento da internet. O IPv6 se tornou mais importante agora, pois os endereços IPv4 estão acabando. O estoque global tem apenas 4,3% do total.

Quando o IPv6 entrará em operação?
Não existe uma data de virada. Apesar de as duas versões do protocolo IP serem incompatíveis, operadoras, provedores e empresas de internet começam a investir agora em projetos para se ajustar à nova versão. Segundo o NIC.br, entidade que distribui os endereços IP no Brasil, até agora 218 sistemas autônomos (computadores que distribuem os IPs numa rede) dos 800 existentes já pediram endereços IPv6.

Já existe algum provedor oferecendo endereços IPv6 no Brasil?
Sim, mas apenas provedores corporativos, aqueles que entregam endereços IP para empresas. Até agora, não existe nenhum provedor de internet no Brasil que ofereça conexões em IPv6 para usuários domésticos.

Vou precisar mudar alguma coisa no meu roteador?
Teoricamente não. A menos que você queira fazer com que sua rede interna use IPv6, não vai ser necessário fazer nenhuma mudança no seu roteador, seja ele de LAN ou WAN. Para saber se o novo tipo de endereçamento é suportado no seu roteador, a melhor maneira é procurar a fabricante do equipamento. Se ele for antigo, é bem provável que não suporte. Mas isso não é nada que uma atualização de firmware não resolva.

Precisarei de um modem novo?
Depende da sua provedora de internet. Elas terão duas alternativas quando precisarem oferecer o IPv6 para seus clientes. A primeira é criar um sistema de tunnel broker, em que você navega com IPv6 mas através de um endereço IPv4. A segunda é substituir os modems atuais, que não suportam ainda o novo endereçamento, por novos modems. Aqui no Brasil eu já posso chutar qual a alternativa os provedores deverão escolher, visando uma economia de recursos.

Quero testar esse IPv6, como faço?
Atualmente nenhum provedor brasileiro tem IPv6 disponível para dar para seus clientes, mas você pode testá-lo mesmo assim. É só se cadastrar no serviço SixXS que dá endereços de IPv6 para teste por meio de um tunnel broker.

Você precisa se cadastrar no site e esperar que um ser humano aprove o seu cadastro, por isso eles pedem dados verdadeiros e ainda que você explique os motivos para o qual pretende usar o IPv6. Eles fazem isso para controlar melhor quem tem acesso ao novo endereço e evitar desperdícios.

Uma vez aprovado, o processo de configuração manual no Windows é um pouco complicado mas o próprio SixSS te dá a opção de usar a ferramenta de configuração automática chamada AICCU. Em poucos minutos já dá para estar navegando com IPv6 e mandando ping para tudo quanto é lado.


É isso ai, leitor! O IPv4 está acabando, mas o IPv6 vem aí para salvar nossas vidas e manter a gente conectado na grande rede! E pelo que dá pra perceber, esse IPv6 vai durar por muito tempo!
Achou o post interessante? Tem alguma coisa a acrescentar? Deixe um comentário...


Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...