
Agora resolvemos fazer algo diferente: os jogos mais influentes de todos os tempos! Isso mesmo, vamos falar daqueles jogos que influenciam a criação de outros jogos no futuro, e estimularam os gêneros e tecnologias empregadas em seu desenvolvimento!
A pesquisa foi feita e divulgada pela IGN (em inglês) e estamos disponibilizando ela para vocês, com algumas alterações para que o artigo fique mais interessante e que chame mais a sua atenção, caro leitor!
Para ver a lista com os jogos mais influentes de todos os tempos é só continuar lendo! Não esqueça de comentar e boa leitura!
Plataforma: Arcade
Desenvolvedor: Taito
Ano: 1978

E por incrível que pareça, os jogos anteriores não eram capazes de salvar as pontuações (Scores), Space Invaders foi o primeiro a contar com este recurso. Gerando de forma indireta uma competição no arcade, de forma que um queria bater o récorde do outro, contribuindo para o enorme sucesso do jogo!
Shigeru Miyamoto, criador do Mario, disse à revista Time que Space Invaders foi o que revolucionou a indústria dos games. Dizendo que antes de ver este jogo, ele não era muito interessado em games e certamente nunca teria seguido essa carreira. Então podemos dizer que Mario e Link (Zelda) devem a vida ao Space Invaders!
9 / Ultima
Plataforma: Apple II
Desenvolvedor: Richard Garriott
Ano: 1980

Fã de "Dungeons & Dragons" e um programador BASIC auto de data, Garriott fundiu seu amor por programação e por RPGs em um game de computador, em um Apple II, e foi chamado de "Akalabeth: World of Doom", em 1979. Mas o "Ultima I: The First Age of Darkness" já era o sucessor imediado de Akalabeth, que foi o grande propulsor para jogos de RPG no futuro!
O Ultima tinha uma visão de "cima para baixo" e perspectivas de primeira pessoa e foi extremamente influenciado por D&D, como o terreno e as cavernas. Se você, nos dias de hoje, está atrás de Gems, Magos malvados, compra itens em lojas, você deve isso em grande parte ao Ultima. E se você faz isso em um MMO, deve mais ainda! O Ultima também tinha uma versão Online!
Claro que outras pessoas tentaram transformas D&D em um game, mas só Garriot conseguiu com sucesso, e as séries de Ultima influenciaram outras séries de RPGs - como Final Fantasy e Dragon Quest.
Curiosidade: os projetos de Garriott no início era tão enraizados em Dungeons & Dragons que o título inicial de Akalabeth era D&D28b, mas ainda bem que ele decidiu mudar!
8 / Karate Champ
Plataforma: Arcade
Desenvolvedor: Technos
Ano: 1984

E não foi o único a utilizar este tipo de cenário, mas foi o primeiro a se tornar popular. E os dois lutadores utilizando quimonos branco e vermelho. Alguma semelhança com Ryu e Ken, de Street Fighter?
Karate Champ incluía rodadas "Bônus" entre os combates, onde os jogadores tinham que desviar de objetos lançados e quebrar placas com os punhos. Essa é outra característica que podemos ver em Street Fighter: as rodadas "Bônus".
Outros jogos que podem chamar Karate Champ de Sensei incluem Yie Ar Kung-Fu, da Konami, e Moral Kombat. Os jogos de luta alcançaram o pico de vendas nos anos 90, mas continuam populares até hoje.
7 / Tetris
Plataforma: Todas as existentes!
Desenvolvedor: Alexey Pajitnov
Ano: 1985~1989

Embora os consoles fossem extremamente populares na década de 80, eles ainda eram considerados "brinquedos" extravagantes para os jovens da época. O Tetris mostrou aos adultos que alí tinha desafios que estimulavam a mente que, até então, não podiam ser encontrados em outros games, nem em palavras-cruzadas ou quebra-cabeças.
Os fãs da Nintendo ficaram chocados quando souberam que o Game Boy não receberia um jogo do Mario, optando por incluir a sensação russa, o Tetris. Acabou por ser uma decisão brilhante da Nintendo, como o jogo (para a época) era incomum, chamou a atenção de jogadores não-tradicionais e ajudaram a fazer do Game Boy uma das plataformas mais bem sucedidas de sempre.
O Tetris deu início ao gênero de jogos de quebra-cabeça (os Puzzles), pelo menos para os padrões modernos. "Jogos Casuais" é um termo bem popular hoje em dia, mas não é um conceito novo, a indústria poderia ter observado a 30 anos atrás, com o Tetris, que as pessoas gostam de se sentir bem jogando, sejam jogos em "vídeo" ou não.
6 / Super Mario Bros.
Plataforma: NES
Desenvolvedor: Nintendo
Ano: 1985

De repente surge Super Mario Bros., um joguinho onde só se pode ir para frente (no caso, para a direita), com personagens em forma de "bichos" e com uma música cativante, que seria o novo padrão de games para os próximos anos!
A história é bem simples: salvar uma princesa de uma tartaruga espinhosa. Mas a capacidade de "viajar" através dos níveis do solo e desaparecer em canos para sair em outro lugar foi revolucionário! Já que os padrões de jogos, até então, eram de "tela-fixa", ou seja, um único cenário.
Nós queriamos postar a lista dos jogos influenciados por Super Mario Bros. mas acho que a lista não estaria atualizada a cada ano que passa. Já que a obra-prima de Miyamoto serve de base para jogos que são lançados ainda hoje, e que ainda serão lançados no futuro!
5 / Wolfenstein 3D
Plataforma: PC
Desenvolvedor: id Software
Ano: 1992

Com Wolf 3D, os jogadores de PC foram apresentados a uma história da Segunda Guerra Mundial, envolvendo uma caça Nazista, superfícies com texturas reais, um FPS onde aparecia a mão segurando a arma, podendo alternar em mais de uma arma, contagem de munição e uma série de outras inovações que seriam padrões em todos os jogos FPS que estariam por vir.
Apesar de seus "irmãos mais novos", Quake e Doom, terem feito um sucesso estrondoso durante o surto de jogos para PC na década de 90, eles não teriam existido sem o Wolfenstein 3D. Half-Life e Duke Nukem também podem ser considerados ascendentes diretos do Wolf 3D, e muitos outros - desde Medal of Honor a BioShock.
Wolfesntein 3D também foi fundamental na popularização do modelo de distribuição shareware do jogo, uma prática que permaneceu comum - especialmente para os jogos em primeira pessoa - para os próximos anos.
Curiosidade: a música de Wolfenstein 3D é uma versão do Hino Alemão "Horst Wessel Lied", o hino oficial do Partido Nazista.
4 / Dune II: The Building of a Dynasty
Plataforma: PC
Desenvolvedor: Westwood Studios
Ano: 1992

Herzog Zwei, The Ancient Art of War e um punhado de outros jogos de estratégia já haviam introduzido elementos de tempo real, mas Dune II exigiu tomadas de decisão em frações de segundo, pensamento estratégico de verdade, e um foco que ia além da produção de unidades e atacar, incluindo a busca de recursos e a construção de estruturas.
E a simples inovação de permitir que os jogadores usem o mouse para selecionar e operar as unidades individuais e as estruturas, foi suficiente para fazer o joguinho ser um sucesso total!
3 / Super Mario 64
Plataforma: Nintendo 64
Desenvolvedores: Nintendo
Ano: 1996

Então veio o Mario, empurrando todos para o lado e aterrisando como um grande canhão, encharcando todos os outros e mostrando que era seguro pelo menos molhar os pés nos jogos 3D.
Mais de uma década depois e o Super Mario 64 não foi ultrapassado no reino das plataformas 3D, ele fez para plataformas 3D o que o Super Mario Bros. havia feito para plataformas 2D, anos atrás. O que faz com que a franquia apareça nessa lista 2 vezes! Em particular, Mario 64 estabeleceu precedentes para o controle analógico dos personagens e um sistema de câmera dinâmico no jogo.
Curiosidade: Yoshi pode ser encontrado no topo do castelo da princesa. Normalmente, o topo só pode ser acessado depois de vencer o jogo, mas alguns jogadores determinados conseguiram chegar lá antes do final do jogo!
2 / Half-Life
Plataforma: PC
Desenvolvedor: Valve
Ano: 1998

Em seu lugar, os jogadores encontraram uma história que os envolvia de imediato, com roteiro de eventos, capítulos e uma abordagem coerente que ainda dá o tom em muitos jogos em primeira pessoa de hoje.
Dando uma volta pelo centro de pesquisa Black Mesa, os jogadores sentiram como se estivessem em um ambiente real, com personagens e inimigos movidos pela inteligência artificial de ponta. As influências de Half-Life sobre o jogo não podem ser exageradas, e incontáveis atiradores mordernos têm adaptado sua abordagem ao estilo do jogo.
Ao licensiar a Engine do jogo de graça, a Valve também estimulou desenvolvedores independentes a criarem suas próprias versões do jogo, como Counter-Strike, que se tornou muito popular. A Valve não inventou um modo de jogo, mas como foi seu primeiro FPS, ela revolucionou a área.
1 / Grand Theft Auto III
Plataforma: PlayStation 2, PC e XBox
Desenvolvedor: DMA Design
Ano: 2001

Nunca antes foi sentida tanta liberdade no mundo de um jogo. Poderíamos traçar nossas ideias falando da história não-linear - ou não. O jogo oferece uma quantidade sem precedentes de missões secundárias, mini-jogos, e outras oportunidades.
Muitos outros jogos seguiram os mesmos caminhos de GTA III: Saint's Row, Crackdown, True Crime e Scarface, para citar apenas alguns. O termo "GTA Clone" é comumente utilizado para descrever os muitos títulos que "copiaram" a jogabilidade aberta e o cenário criminoso de GTA III.
Curiosidade: Em funcionamento até o lançamento de GTA III, uma versão online do jornal Liberty Tree Newspaper revelava informações sobre os eventos e acontecimentos de Liberty City.
____________________________________
Como acontece em qualquer lista desse tipo, haviam muitos jogos que mereciam fazer parte da mesma e que foram deixados de fora. Mas foi decidido que embora influentes, não têm o mesmo impacto que os 10 pertencentes à lista.
Alguns deles:
- Prince of Persia
- Dragon Warrior
- Alone in the Dark
- SimCity
- Wizardry
- Doom
- Pong