quinta-feira, 8 de setembro de 2011

7 Coisas sobre Vírus que você não sabia


A maioria das pessoas possuem um Antivírus ou Firewall no computador, a mesma maioria das pessoas diz já ter tido um vírus no computador e todos não gostariam de tê-los.
O Vírus de computador é um assunto que já deu o que falar, e que continua na boca dos apaixonados por informática e, infelizmente, nos computadores também. Mas você sabe o que é um Vírus, o que ele faz e as diferenças entre os tipos? Saiba agora!




VÍRUS COMUNS: Anexam-se a arquivos para se espalharem.

 
WORMS: Espalham-se pela Rede ou por dispositivos USB.

TROJANS: Abrem brechas e armazenam dados.

Número de novos Malwares no mundo:

1/3 dos PCs europeus estão infectados

Mais de 99% dos códigos maliciosos são destinados ao Windows

70% dos crackers estão ligados ao Crime Organizado

76% das ameaças virtuais são Keyloggers e Bankers

Atualmente, o Brasil é o país mais atingido por ameaças virtuais

Sistemas diferentes possuem vulnerabilidades diferentes

 1) INFECÇÕES NÃO ACONTECEM SÓ COM OS OUTROS

Se você acha que as pragas virtuais só atacam os outros, e que será difícil ser a próxima vítima, sinto muito, mas você está se iludindo. Todos os computadores estão sujeitos a invasões e/ou contaminações, igualmente. É preciso que os usuários tenham consciência de que podem estar contaminados e que tomem os devidos cuidados e providências, até para evitar que a contaminação se espalhe.

 2) MAC E LINUX TAMBÉM POSSUEM VÍRUS

O maior alvo dos malwares é o Windows, por ser o sistema operacional mais utilizado no mundo. Mas se você não usa Windows, pode ficar um pouco mais tranquilo, porém não significa que você pode fechar os olhos para os perigos que existem na Internet. Dizer que esses dois sistemas operacionais são invulneráveis é coisa do passado.

Os usuários que procuram prejudicar os outros são movidos por seus egos, ou seja, quanto mais visíveis estiverem o trabalho deles, mais satisfeitos eles ficam. Por isso havia menos "prestígio" contaminar Mac e Linux. Mas nos dias de hoje, há a popularização desses dois sistemas operacionais que, erroneamente são considerados mais seguros que o Windows, os perigos estão em uma crescente absurda.

A Vulnerabilidade varia em cada Sistema Operacional

Cada sistema é feito de um jeito, com linhas de códigos e funções diferentes, portanto suas falhas também são únicas, diferenciando cada um dos sistemas. Por isso os vírus criados para Windows não são tão ameaçadores para Linux e Mac.

 3) MALWARES VIVEM EM ECOSSISTEMAS

Os Vírus não são arquivos que são executados isoladamente, muito pelo contrário. Vírus, Trojans, Worms e outros Malwares trabalham de maneira complementar nos computadores. Por exemplo: um Trojan se instala em um sistema e pode ser programado para que uma porta do mesmo seja aberta. Assim, outros Malwares podem entrar, ou até mesmo um cracker pode assumir o controle.

Há também o tipo de invasão em que os Malwares desativam apenas setores dos Firewalls, fazendo com que o computador não emita alertas de desativação da proteção e os crackers podem infectar o sistema com mais vírus.

Eles vêm de muitos lugares

Se você pensa que Vírus são encontrados apenas em sites de conteúdo adulto e/ou de conteúdo ilegal você está muito equivocado: eles estão em todos os lugares! Hoje, um dos maiores disseminadores de pragas virtuais são os Pendrives. Em faculdades, escolas ou empresas, Pendrives são conectados em computadores contaminados e começa uma verdadeira epidemia.

Infecções por pendrives

Ainda existem os emails contaminados, consequências de contas invadidas ou listas contatos perdidas. Com eles são repassados milhares de arquivos ou links infectados, todos os dias. Tome cuidado com emails que chegam em outro idioma, que contenham links, que vêm daquela pessoa que você sabe que não tem mais acesso a internet etc.

 4) COMPUTADORES PODEM SER ZUMBIS

Conheça o botnet, ele transforma os computadores infectados em verdadeiros computadores zumbis. Esses computadores contaminados podem ser controlados remotamente por crackers que querem retransmitir informações para servidores remotos ou, até mesmo, para despistar possíveis rastreios em casos de invasão de computadores ou sistemas.

 5) PHISHING É A NOVA AMEAÇA

Depois do famoso Vírus "I Love You", surgiram novos Malwares que estimulava os usuários a clicarem em emails contaminados, por conterem nomes atraentes. Hoje os arquivos maliciosos vivem um período semelhante, mas a moda é a prática do Phishing.


Tome muito cuidado, pois esses Malwares são distribuídos disfarçados, geralmente com uma aparência muito parecida com a original. É muito comum que usuários que não tenham o conhecimento necessário sejam alvos, e acabem clicando em links que redirecionam para sites infecciosos.
Lembre-se que bancos jamais enviam emails com links para alteração de cadastro ou informações parecidas.

 6) NÃO É RECOMENDADO POSSUIR MAIS DE UM ANTIVÍRUS

Pode parecer que quando mais proteção contra vírus você tiver no computador melhor, mas é uma ideia errada. Em vez de aumentar a proteção, há dois grandes problemas que são originados com essa prática: possibilidade de conflitos entre os aplicativos, resultando em brechas no sistema e devido ao volume de informações sendo computadas, há uma sobrecarga da memória RAM e do processador, podendo ocasionar lentidão nos computadores e até mesmo o travamento.

Há como verificar arquivos online

Você já teve a sensação de estar com o computador infectado? Depois de fazer uma varredura completa no computador, o seu antivírus diz que não há ameaças e mesmo assim você teme pela segurança do computador? Conheça algumas ferramentas, online, que podem fazer você acabar com essa incerteza.


Com esses software online é possível realizar uma varredura completa no seu computador, incluindo discos removíveis. Mas se você quiser saber sobre um determinado arquivo, a melhor escolha é o VirusTotal. Essa ferramenta verifica arquivos de até 100 Mb com todos os principais antivírus da atualidade.

Atualizações são úteis

Quando um programa é desenvolvido, ele é criado com as aplicações de segurança necessárias para que os usuários sejam protegidos. O problema é que surgem novos arquivos maliciosos e então é necessário que as desenvolvedoras criem melhorias em seus sistemas: são as atualizações.

Isso não vale apenas para o antivírus, mas para outros programas, principalmente os que tem conexão com a internet. Atualizando os aplicativos, você está evitando que várias brechas de segurança fiquem expostas em seu computador.

protection, virus icon 7) O MELHOR ANTIVÍRUS É VOCÊ

Isso não deve ser novidade, afinal de contas, todas as dicas acima são relacionadas a cuidados na utilização. Mesmo assim há alguns pontos muito importantes que devem ser ressaltados: de nada adianta possuir antivírus poderosos se o usuário não os atualiza sempre que preciso, também não adianta um firewall se não há cuidados com cliques.

Todo cuidado é pouco

Não é exagero dizer que nós somos os únicos antivírus realmente confiáveis que existem. Lembre-se sempre de seguir os passos de segurança para que você possa navegar tranquilamente pela internet. Mantenha sempre seus aplicativos atualizados e tome cuidado com o que visita. Sendo consciente, é muito difícil ser infectado.

Comente sobre o assunto!

adaptado de: tecmundo.com.br

Comentários
1 Comentários

1 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...